Seminário Sincronizando...

Partimos do princípio de que é necessário afirmar a contemporaneidade da cidade – não aceitando nenhuma das visões equivocadas que ora consideram Ubatuba um lugar fora da história, ora uma localidade “atrasada” em relação aos dias de hoje. O Seminário Sincronizando... propõe mesas e apresentações que aprofundam questões específicas de Ubatuba em referência a leituras conceituais e práticas contemporâneas, também ligadas aos três eixos temáticos do Festival. Foram convidados especialistas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, que oferecerão suas próprias interpretações sobre particularidades da cidade. Estamos prioritariamente interessados em discussões sobre desenvolvimento econômico a partir da ciência e dos setores criativos, no fomento à inovação, em soluções tecnológicas que contribuam com a gestão de recursos naturais e ofereçam alternativas para a questão dos resíduos sólidos. Buscamos também posicionar Ubatuba como ambiente propício para a produção científica, tecnológica e intelectual.

O Seminário Sincronizando...  acontece na Etec - Centro Paula Souza de Ubatuba, à rua Castro Alves, 392, Itaguá (prédio da Unitau).

  • 13h30 Painel A Cidade como Laboratório Experimental com Felipe Fonseca (Ubalab), Fabricio Muriana (Arquitetura da Gentrificação) e Julien Bellanger (PiNG). Moderação Lula Fleischman (Nuvem).
  • 14h30 Painel Lixo Eletrônico e Cultura do Conserto com James Wallbank (Access Space) e Alex Garcia (Fab Social). Moderação Hernani Dimantas (Lixo Eletrônico).
  • 16h Intervalo
  • 16h30 Painel Bioarte com Tapio Mäkelä (M.A.R.I.N), Karla Brunet (Ecoarte/UFBA) e Maria Ptqk (Ptqk). Moderação Raquel Rennó (PAEC/UFJF).
  • 18h Intervalo
  • 19h Painel Turismo Sustentável com Kelly Lima (ICEI Brasil), Nei (Secretaria de Turismo de Ubatuba) e Instituto Polis/Projeto Litoral Sustentável.
  • 20h30 Planejamento Colaborativo da agenda do Lab Experimental.